O governador Paulo Câmara
participou, na noite desse domingo (04/01/2015), em São José do Egito, de uma
missa em homenagem ao centenário do nascimento de um dos maiores
expoentes da cultura sertaneja: Lourival Batista, o Louro do Pajeú.
Antes, o gestor fez uma visita aos familiares do poeta, filho da região
que se notabilizou pela força da poesia como ofício.
Com a Matriz de São José completamente lotada, Paulo Câmara destacou
a importância da valorização da nossa cultura e de seus mestres.
"Lourival é uma referência e deve ser reverenciado. Vamos, no nosso
governo, valorizar e investir muito na cultura e na preservação de sua
memória. Um povo precisa ter sua identidade cultural respeitada e
estimulada", pontuou.
As comemorações pelo centenário do nascimento de Lourival Batista foram
iniciadas na última sexta-feira (2), com a realização de atividades de
exaltação à poesia e seu mestre. A programação segue até a próxima
terça-feira (6).
O secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja, frisou que a
região do Pajeú continuará recebendo o apoio do Governo do Estado para a
preservação de suas representações cultuais. "A arte de Louro traduz os
sentimentos e a alma do povo. O Pajeú terá a nossa presença para manter
essa representação e essa identificação da forma como vemos hoje",
apontou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário